Tabelas de retenção na fonte do IRS para 2013

IRS para rendimentos de casado com 2 titulares

IRS para rendimentos de casado com 2 titulares

Para quem anda com dúvidas sobre quanto vai pagar com as novas tabelas de IRS do Orçamento de Estado para 2013, ontem o Governo publicou as tabelas de retenção na fonte de IRS para 2013.

Um recado aos nossos representantes no Governo, os eleitos e não eleitos:

Se os documentos são produzidos com os nossos impostos, será pedir muito que nos deixem aceder às fontes de edição livremente? É que não basta só publicar leis a louvar os formatos abertos. Há que usar os formatos de forma aberta.

Como noutras coisas, não acredito que algo é como é apenas porque o afirma ser. Por isso, pensei lançar os valores num gráfico para tentar perceber a tal “progressividade” do imposto através dos gráficos gerados. Os dados já lançados na folha de cálculo estão disponíveis como sempre na drive partilhada. As tabelas publicadas não estão todas no ficheiro que fiz, mas já deu para lançar o gráfico dos rendimentos de casado com 2 titulares e uma variedade de filhos.

  • Os valores apresentados no gráfico fazem notar pontos em que as linhas que seguem a percentagem a abater do rendimento dão saltos mais íngremes.
  • Outra coisa interessante é verificar alguma preocupação com as famílias com maior número de dependentes até certos rendimentos.
  • No final das escala, onde os rendimentos são considerados elevados, para além da percentagem de imposto a rondar metade dos rendimentos, tanto faz ter 1 filho, como nenhum, como uma equipa de futebol.

Tags:

{ Comments are closed! }