Validar Facturas para IRS

Hoje é o último dia (foi entretanto alargado hoje até ao fim do mês) para validar as suas facturas no Portal das Finanças. Se não acedeu nas últimas semanas, não se assuste, pois o grafismo mudou. Para um link mais directo, basta clicar aqui.

Depois de introduzir as suas credenciais, terá que classificar as facturas que o Fisco não conseguiu classificar. Isso deve-se essencialmente às facturas emitidas por entidades com mais de uma actividade.

[NOTA 2015-02-15 22:45: Ao voltar agora ao site descubro que há um botão “Complementar Informação Faturas”, que nos leva a uma página distinta, de muito mais fácil utilização, mas sem todos os itens abaixo… Vou tentar averiguar porquê…]

[NOTA 2015-02-16 16:11: É impossível contactar com a AT. Tentei por vários links da folha de cálculo que referimos aqui. Tentei mesmo contactar o 707 do CAT, mas desliguei depois de muitos minutos sem me atenderem… Vou continuar a procurar a explicação para as diferenças/erros.]

Para o fazer, dentro do site, o processo não é propriamente simples. Deverá seleccionar no menu Faturas a opção “Verificar Faturas”. Aparecerá uma lista das faturas que estão por classificar associadas ao seu número de contribuinte. As que verificar se estão associadas a um dos seguintes itens

  • Manutenção e reparação de veículos automóveis
  • Manutenção e reparação de motociclos, de suas peças e acessórios
  • Alojamento, restauração e similares
  • Atividades de salões de cabeleireiro e institutos de beleza
  • Saúde
  • Educação
  • Imóveis
  • Lares

terá que clicar no respectivo link, depois carregar no link Alterar no final da página que aparece, depois alterar o campo “Atividade de Realização da Aquisição”, e finalmente carregar em Guardar.

O método é um verdadeiro pesadelo, podia estar muito simplificado, mas assim imagino que uma coisa mal feita renda ao Estado mais, umas menos devoluções… E estejam cientes que o que vão arrecadar em IRS vão ser uns trocos muito magros… Ainda por cima, no meu caso, apareceram umas mensagens do género:

  • Valor do campo ‘Código de enquadramento aquisição actividades emitente’ inválido (emitente não tem CAE na secção/classe indicada).
Erro finanças

Erro finanças

Tags:

{ 16 comments to read ... please submit one more! }

  1. Boa noite! Tenho a dizer que todas as faturas que inseri de farmácia, consultas de dentista, centro de saúde, hospital tanto publico como privado… (Um nr bastante considerado infelizmente) Nenhuma me aparece no campo da saúde, quando tento alterar os dados a mensagem que me aparece é mesmo essa: “código de enquadramento aquisição actividades emitente invalido”.
    Sendo eu uma leiga nesta historia não sei o que fazer… No meu entender são despesas de saúde! De cabeleireiro não é com certeza! O que posso fazer?

  2. Boas

    Penso que o famoso “erro”, será que é erro? ” Valor do campo ‘Código de enquadramento aquisição actividades emitente’ inválido (emitente não tem CAE na secção/classe indicada).”

    Não tem qualquer fundamento, pois se querem que validemos, não será assim o corretor, pois gastamos por exemplo uma fortuna, infelizmente, por vezes, em consultas e a comprar medicamentos e raramente aparecem como sendo de saúde, não sei se é para lezar o contribuinte, mas neste caso, sinto-me lesado, porque gosto das coisas honestas e corretas e se gasto em X, tenho de declarar como X, não será?

    Quem está por trás da programação, também sabe perfeitamente que assim não dá, nem consegue retirar este engano, arranjem outra forma, não somos nós que temos de andar a perder tempo com estas coisas, se querem que se utilize, procurem a perfeição.
    É a minha modesta opinião

  3. Hoje liguei para a minha Repartição de Finanças, e de lá disseram-me que para as facturas de 2014 não é necessário fazer a classificação das despesas de Saúde. Disseram-me que as facturas poderão ainda assim ser incluídas na declaração de IRS.
    Como palavras leva-as o vento, coloquei a dúvida por escrito à AT. Vamos ver se respondem…

  4. Olá, Sabem me dizer em que setor se põem as “despesas gerais familiares”, entre elas: gasóleo, agua. luz, roupas, supermercado, etc ?? Já não percebo nada da e-fatura. Tenho imensas facturas em “outros” mas não sei onde as colocar. E nas de farmácia também me apareceu a mesma mensagem: “”Valor do campo ‘Código de enquadramento aquisição actividades emitente’ inválido (emitente não tem CAE na secção/classe indicada).
    Obrigada

  5. Já experimentei de diferentes farmácias e dão todas o erro do CAE!

  6. boa tarde, acontece também com as lojas de fotocópias que vendem material escolar. não se consegue associar a despesas de Educação. Curioso é não se conseguir ligar para o 707…

    se alguem descobrir o que fazer nestas situações em que queremos mudar o sector da actividade por favor partilhe, pois pelos vistos vai ser um terror este ano…

    obrigada,

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }