Webspam

O conceito webspam é um conceito associado ao lixo que circula na web, muitas vezes invisível, e que visa enganar os motores de pesquisa, nomeadamente o Google. Ocorre naturalmente sob muitos formatos, do qual um exemplo são as cópias de conteúdo que descrevemos neste artigo.

No blog de Google Webmasters, a semana passada foi publicado um relatório sobre como o Google combateu o webspam no ano passado. Alguns dos pontos que retive, e que motivam alguma meditação, são os seguintes:

  • Verificou-se um aumento de 180% na quantidade de sites “hackados”.
  • Aumentou a quantidade de sites com pouca qualidade de conteúdo. Nestes estão incluídos os sites que copiam o conteúdo doutros locais.
  • O Google mandou mais de 4.3 milhões de mensagens aos respectivos webmasters, e verificaram um aumento de 33% no número de sites que procederam a uma correção dos problemas.

Felizmente, quando utilizamos o Google, somos cada vez menos impingidos com páginas sem sentido. Ainda acontece, naturalmente, e também muitas vezes não aparecem as mais importantes. Aqui no Poupar Melhor somos muito a favor deste combate, e por isso também o Google parece gostar de nós… Assim esperamos continuar!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *