Olhar pela janela!

Uma técnica de poupança do forno que quase todos temos assimilados é evitar abrir o forno para ver o que se passa lá dentro. Todos certamente utilizaremos a lâmpada que equipa quase todos os fornos modernos. O que muitas vezes desconhecemos é quanto se poupa com isso.

Quando se abre a porta de um forno, que esteja suficientemente quente, a queda da temperatura pode ser muito significativa. Segundo Shirley Corriher, no seu livro Bakewise, uma abertura da porta durante meio minuto, para efectuar uma observação do cozinhado, ou verificar se está pronto, pode significar uma queda da temperatura em 66ºC, ou mais. O mesmo pode acontecer quando se pre-aquece o forno, e depois se abre para inserir os alimentos a cozinhar. Uma abertura de um minuto pode significar uma queda de 79ºC, e a recuperação pode demorar vários minutos.

Obviamente, recuperar essa temperatura perdida significa um consumo adicional de energia. E mais tempo para completar o cozinhado. E em determinadas situações, o alimento a assar ou o bolo a cozinhar, pode mesmo perder qualidades… Mas isso saberão melhor do que eu!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Descascar uma cabeça de alho em 10 segundos » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *