Abertura da porta num frigorífico

No artigo sobre o frigorífico cheio ou vazio havíamos evidenciado a importância que a abertura de portas tinha no consumo desse electrodoméstico. Num estudo clássico, neste caso reflectindo uma realidade de França, descobriu-se que em apenas 19% dos casos se abre menos de 10 vezes por dia a porta do frigorífico, com 43% a abrirem entre 10 e 20 vezes, enquanto em 38% dos casos se abre a porta do frigorífico mais de 20 vezes por dia.

Num outro estudo científico, de Hasanuzzaman et al., documenta-se que a quantidade de vezes que se abre as portas do frigorífico tem um impacto grande no consumo de energia. Quando a porta está aberta, o ar ambiente mais quente entra no frigorífico, donde sai o ar mais frio. Segundo este estudo, quando a quantidade de vezes que se abre a porta aumenta de 12 para 48, verifica-se um aumento no consumo de 1,15kWh/8h para 2,19kWh/8h, quase o dobro! A evolução do consumo, como se pode ver no gráfico abaixo, é praticamente linear, com os autores do estudo a estimarem um consumo de 28 Wh por cada abertura de porta do frigorífico.

Consumo de energia com abertura portas

O mesmo estudo revela ainda o impacto da duração da abertura da porta de um frigorífico. Como será de esperar, uma maior duração na avertura das portas leva a um maior consumo de energia, pois a quantidade de ar quente que entra é naturalmente maior. Quando a abertura da porta aumenta de 10 para 30 segundos, o aumento de consumo é de 1,34kWh/8h para 1,66kWh/8h. O aumento é assim de cerca de 16Wh/8h por cada segundo de abertura da porta, embora como se possa ver na imagem seguinte, a evolução seja menos linear:

Consumo energia com duração abertura da porta

Resumindo, o impacto da abertura da porta do frigorífico é substancial. Por isso, antes de abrir o frigorífico, tenha em mente exactamente o que vai retirar ou colocar, minimizando assim o tempo de abertura. Ter o interior do frigorífico bem organizado é certamente um bom passo numa maior eficiência.

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. se o frigorifico ficar aberto 24h quanto gasta?

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. A verdadeira eficiência de um frigorífico? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *