Adormecer os computadores

Muitas vezes optamos por deixar os nossos computadores ligados, porque vamos almoçar, ou nos ausentamos temporariamente. Porque desligar implica normalmente uma perca importante de tempo, que depois se duplica ao voltar a ligar.

Fico surpreendido por poucos não optarem por suspender (existem várias terminologias sleep, suspend, etc.) os seus computadores. Sendo mais frequente entre os utilizadores de portáteis, é menos frequente em utilizadores de computadores de secretária. Em muitos casos eles não possuem essa possibilidade, mas nos mais recentes essa é uma funcionalidade habitual.

Suspender o funcionamento de um computador é normalmente uma tarefa muito rápida, de apenas alguns segundos. O retomar do seu funcionamento é também igualmente rápido. Pode-se deixar a maioria das aplicações activas, porque depois de retomar o seu funcionamento, elas estarão imediatamente disponíveis.

A poupança pode ser substancial, mesmo em termos de tempo. Se é um utilizador habituado a fazer shutdowns sucessivos, para além da poupança de energia e dinheiro, poupará igualmente bastante tempo. A maior contra-indicação é a quebra de energia, que significa a perca do estado do computador. Nestes casos, a hibernação do computador será a melhor opção.

Tags: , ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. As últimas versões dos sistemas operativos Windows – Xp, Vista e Seven já têm o modo Suspend automático que também pode ser programado manualmente, ou seja, suspender a actividade do computador ao fim de x minutos de inactividade. Nem me preocupei mais com essa situação.

  2. alien3065,

    Tem razão, mas infelizmente muitos utilizadores acabaram por reverter essa situação, até porque pode suspender a meio de qualquer coisa que está a processar. Mas é sem dúvida uma boa medida automática!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *