Antevisão dos preços de combustíveis

Esta semana foi outra semana em que se verificou uma descida dos combustíveis. Tal havia sido previsto pelos Media no final da semana passada. Mas, para mim, ter um horizonte de monitorização de preços dos combustíveis mais alargado parecia-me possível.

Uma das primeiras ideias é seguir o preço do Brent, que é o preço de referência do petróleo para Portugal. Há vários sites da Internet onde essa informação pode ser seguida, mas prefiro utilizar a informação disponibilizada pela Bloomberg. No seu Índice EUCRBRDT:IND podemos observar que nas últimas semanas a tendência tem sido de queda:

É ainda possível monitorizar preços específicos da gasolina. Neste caso utilizo o indicador “Bloomberg Gasoline 95RON 10ppm FOB ARA Spot Barges“. Como se pode ver pela primeira imagem abaixo, a tendência actual é também de descida.

Infelizmente ainda não arranjei gráficos de gasóleo. Não parece existir muita informação publicamente disponível. Um dos sítios onde se encontra mais informação é na Autoridade da Concorrência, que elabora boletins mensais, em que fornece informação sobre os preços e quantidades mais relevantes no sector dos combustíveis rodoviários. Para os interessados na evolução dos preços, é uma leitura importante. O mais recente é o de Maio.

Mas esta é uma área em que a investigação está a começar. Voltaremos rapidamente a ela. Até porque poderá ser realmente uma fonte de poupança muito interessante saber-se quando se deve atestar, ou quando se poderá tentar esperar um pouco mais para abastecer!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *