Arejar e poluição

Num artigo anterior, sobre o arejamento das casas, havíamos referenciado como seguir o pó no ar. Outro factor importante é a poluição atmosférica, que pode condicionar a qualidade de ar que nos entra em casa.

Neste site da Agência Portuguesa do Ambiente, podemos seguir a qualidade do ar em várias regiões do País. Na imagem podemos observar um dos dias do início do mês, observando-se vários locais com qualidade do ar menos boa…

O problema é que o tema da poluição não é propriamente fácil de prever… Em determinados locais, o sentido do vento pode ser determinante, podendo ser a diferença entre ter um ar limpo ou poluído. Noutros locais, a poluição é cíclica. De acordo com este site, a qualidade do ar é pior ao final da madrugada. Faz um certo sentido, pois durante a noite as plantas respiram CO2, enquanto que durante o dia o CO2 é consumido pelas plantas. Ainda assim, em cidades com pouca vegetação, ou durante o Inverno, esta teoria não será tão válida… Segundo esse mesmo site, os melhores períodos para arejar serão entre as 9 e 11 da manhã, e das duas 14 às 16 horas da tarde, quando genericamente o ar será de melhor qualidade.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Dashboard para poupar » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *