Arquivo.pt


O amigo João Miranda foi ao post sobre o museu da internet (archive.org) contar-nos que também temos um arquivo nosso:

Também temos o Arquivo da Web Portuguesa, em arquivo.pt.

Já estivemos lá e instalei mesmo o botão “Histórico desta página” que é muito interessante, por exemplo, quando estamos a navegar, como naquele outro site já com mais de 10 anos, só para ver o que existia por lá na altura em que o motor de arquivo por lá passou.

Esta versão portuguesa afirma ser diferente do archive.org

O Arquivo da Web Portuguesa oferece:

  • recolhas exaustivas da Web portuguesa
  • pesquisa por termo e por endereço
  • possibilidade de computação automática dos dados arquivados para fins de investigação

O Internet Archive:

  • recolhe a Web mundial e parcialmente a Web portuguesa
  • permite apenas pesquisa por endereço
  • não fornece actualmente plataforma para investigação

É pena só estar a capturar dados desde 2008 pois não é possível ver pérolas como quando o Paulo Querido confundiu o meu outro site (designerferro) com o do DJ Ferro por partilharmos alojamento em casadeferro.com.

Tentámos verificar o histórico do Poupar Melhor no arquivo.pt, mas o arquivo.pt diz que não tinha registo do nosso site. Quando isso acontece, o arquivo.pt disponibiliza a opção de registarmos o site que queremos ver arquivado. Infelizmente o problema é que, e de acordo com o esclarecimento que nos deram por email, isto ainda não é um produto acabado e, por isso, o que estávamos a ver era um erro.

O arquivo.pt assegurou-nos que tem o nosso site arquivado desde 2011, mas como ainda estavam a trabalhar para melhorar o produto, era bem provável que demorasse mais algum tempo até o podermos ver como ele era nessa altura.

Pessoalmente já tenho o botão do arquivo.pt instalado e vou usá-lo para os sites que visito com partes temporariamente desabilitadas e assim obter a informação que procurava.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *