As temperaturas de uma caixa de tejadilho

Quando vamos de férias mais prolongadas, a caixa de tejadilho costuma ir connosco. Uma das dúvidas que me assolava era quanto mais quente era a temperatura dentro da mala de tejadilho, quando comparada com a temperatura da bagageira.

Para fazer a comparação, na partida para férias coloquei um termómetro na bagageira e outra na caixa de tejadilho, ambos do mesmo lado direito do veículo. A viagem foi num dia de algum calor, de Lisboa para o sotavento algarvio. A viagem pela A2 terminou antes de Grândola, quando já se verificava pára-arranca. O resto da viagem pelo IC2 mostrou-se muito tranquila, onde aproveitamos para almoçar muito melhor que nas estações apinhadas da A2. Em Faro acabamos por ir às compras e atestar, poupando 16 cêntimos por litro.

Toda esta descrição serve para contextualizar o gráfico abaixo. A vermelho está a temperatura na caixa de tejadilho, enquanto o azul representa a temperatura na bagageira. Fiquei surpreendido com a pequena diferença de temperaturas entre a bagageira e a caixa de tejadilho, que muitas vezes não supera um grau centígrado. Esperava que o ar condicionado da carrinha tivesse um impacto fresco na bagageira, dado que há continuidade entre o habitáculo e a bagageira, mas tal verificou-se apenas na parte inicial do trajecto do IC2, e na parte final do percurso. Em alguns momentos verificaram-se mesmo temperaturas mais baixas na caixa de tejadilho…

Há muito factores a influenciar certamente as temperaturas medidas, incluindo a orientação do Sol, a temperatura exterior, e aparentemente a própria velocidade do automóvel. Vou continuar a investigar estas variáveis, para perceber qual é realmente a zona mais fresca, e como podemos evitar uma maior subida de temperatura…

Temperaturas na caixa de tejadilho e bagageira

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *