Até quando armazenar combustível?

Eu não armazeno combustível, mas esta era uma dúvida que tinha: durante quanto tempo posso armazenar combustível, isto é, gasóleo e gasolina?

Armazenar combustível não faz muito sentido como método de poupança. A menos que se tenha a capacidade de prever a evolução futura, é quase como que um jogo na Bolsa. Faz mais sentido em actividades industriais e produtivas, mas normalmente o armazenamento é também de curta duração.

Onde encontrei mais informação sobre este tema foi na comunidade de preppers. Para esses, armazenar combustível é uma necessidade no contexto, por exemplo, de poder ser necessário para a utilização em geradores eléctricos. Foi aí que cheguei a este documento mais genérico, e a este mais específico sobre gasóleo, ambos elaborados pela BP.

Em primeiro lugar, os documentos alertam sobre um facto óbvio. Armazenar combustível é perigoso! Quando é feito, deve ser feito atendendo a um conjunto de regras de segurança.

No caso da gasolina, se deixada num recipiente aberto, ao longo do tempo evapora. Mesmo fechada, começa a evaporar e expande-se notavelmente, ao ponto de requerer a utilização de recipientes específicos. À medida que evapora, as características da gasolina líquida vão-se alterando. Segundo o documento da BP, pode-se armazenar gasolina durante seis meses quando a temperatura de armazenamento é de 20ºC, mas de apenas três meses quando armazenada a 30ºC.

O gasóleo não é um combustível volátil, pelo que não se evapora como a gasolina. O principal problema com o armazenamento de gasóleo reside na formação de sedimentos, os quais podem bloquear os filtros. Tal está associado ao escurecimento que se verifica quando é armazenado. Normalmente, quando armazenado em recipientes fechados, a 20ºC, pode ser utilizado até um ano, mas pode durar ainda mais. A 30ºC pode durar apenas seis meses.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Também já me tinha questionado sobre o assunto mas nunca fiz uma pesquisa. Obrigado pela partilha de informação.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *