Bitcoins

A forma como lidamos com dinheiro é tipicamente a de notas e moedas. Mas cada vez menos. Nos sistemas de homebanking, em determinadas acções no Multibanco, ou quando compramos qualquer coisa através de cartões, não chegamos a ver a cor do dinheiro.

Num mundo em que o dinheiro é cada vez mais virtual, não admira que a moeda o possa ser. Há uns anos surgiu o Bitcoin, uma moeda utilizada na Internet, e que pode ser utilizada para fazer compras online. Até pode ser trocada por outras moedas, sendo visível no gráfico abaixo a evolução da sua cotação ao longo dos últimos anos. No início, alguma relutância existiu na sua aceitação, dada a sua ligação a determinados negócios duvidosos. Mas, paulatinamente, tem vindo a ter uma aceitação e valorização cada vez maior.

Evolução da cotação BitCoin - Dólar Americano

Evolução da cotação BitCoin – Dólar Americano

Uma das partes mais interessantes do Bitcoin é a segurança da sua utilização. As técnicas criptográficas que utiliza são muito avançadas, e de dificil compreensão para os comuns dos mortais. O vídeo abaixo, em inglês, ajuda-nos a compreender melhor como funciona esta moeda.

Ainda vai demorar provavelmente algum tempo até que comece a comprar ou vender algo em bitcoins. Também poderia começar a poupar nesta moeda, embora ela tenha neste momento um valor claramente especulativo. Ainda assim, chame-se Bitcoin, ou outra coisa qualquer, o futuro passará por sistemas deste género.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Os perigos do Bitcoin » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *