Cache do Google

Onde está a cache do PouparMelhor

Onde está a cache do PouparMelhor no Google

Há uns dias falamos neste artigo sobre a secreta esperança do Google vir a ter uma outra réplica ao “Museu da Internet”. Há, todavia, formas de conseguir espreitar algum do conteúdo que o Google vai visitando e recolhendo pela Internet. Tal está disponível no interface de resultados do Google, mas uma forma mais rápida de o conseguir é procurar directamente essa versão, colocando o prefixo “cache:” na pesquisa, como no exemplo

  • cache:www.pouparmelhor.com

ou então utilizando directamente um URL, como no seguinte exemplo:

  • http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:www.pouparmelhor.com

Eu utilizo esta técnica em várias situações. Quando um site está entupido, porque se está a dar um grande conjunto de acessos, e ele está indisponível. Ou então simplesmente porque o Google é mais rápido que esse site. Ou então, porque a página foi mesmo recentemente retirada do próprio site… Nos restantes casos, uso o “Museu da Internet“.

Mas o que me leva realmente a acreditar que o Google guarda mais do que diz são as imagens de preview que mostra do lado direito dos resultados. Essas imagens não são as mesmas versões daquilo que têm em cache! Podem confirmar isso vendo o preview de uma página do Poupar Melhor, e depois comparando com a versão cached. Reparem do lado direito nos comentários… Hão-de ver que as duas versões são distintas, e o preview mais antigo. Mas é um assunto que continuo a investigar… Algum leitor sabe mais sobre este último aspecto?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *