Caixa de ar entre janelas e estores

Há mais de um ano havíamos avaliado o impacto do fecho dos estores, na temperatura entre estes e a janela, em função da temperatura exterior. Como estes dias íamos ter umas noites ainda mais frias, resolvi voltar a re-experimentar.

Na primeira imagem abaixo assistimos a uma subida significativa da temperatura entre a janela e os estores (a vermelho), logo que estes e as cortinas são fechadas, mesmo quando a temperatura exterior (a azul) continua a baixar. Depois da subida, a temperatura mantém-se relativamente estável até pouco depois da meia-noite, sendo que a partir daí se assiste a uma diminuição contínua das temperaturas até de manhã. Quando os estores foram abertos de manhã, a temperatura do termómetro, antes entre a janela e os estores, desce imediatamente, voltando a subir quando sincroniza com a temperatura exterior.

24a25Fev_estores

Na segunda imagem, relativa à noite seguinte, da noite de dia 25 e madrugada de 26 de Fevereiro, o fecho dos estores é efectuado cerca de uma hora mais tarde. Associado ao facto de que a temperatura exterior também era muito mais reduzida, a temperatura entre os estores e a janela chega a baixar dos 9ºC, menos 2ºC que no dia anterior. Ainda assim, a subida é mais substancial, praticamente atingindo os 13ºC, valor que havia sido superado no dia anterior. Tal evidencia que uma maior quantidade de calor escapou do interior da casa para o espaço entre a janela e os estores, e daí para o exterior. O fecho de cortinas, duas horas mais tarde, marca o início da descida de temperatura entre a janela e os estores, ainda antes de se verificar uma descida sustentada da temperatura exterior.

25a26Fev_estores

Esta experiência reforça as conclusões observadas anteriormente. O fecho dos estores cria uma câmara de ar adicional entre as nossas habitações e o exterior. Parte do calor das nossas habitações escapa-se para aí, mas se os estores estivessem abertos, as perdas de calor seriam ainda maiores.

Continuaremos as experiências estes dias na parte interna dos estores. Entretanto, aproveitem para os fechar o mais cedo possível, para assim manterem as vossas casas o mais quentinhas possíveis.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Sabendo que iriam estar uns dias ensolarados mas frios, deixo logo pela manhã quando saio de casa os estores puxados em todas as janelas para permitir a entrada de luz solar e as portas abertas entre as divisões. Quando chego ao fim de tarde, fecho-os (estores) completamente. E nota-se bem a diferença de temperatura na casa.

  2. Rui,
    A sua exposição fez-me lembrar este artigo
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/aquecimento-solar-na-sala/
    e como os dias com menos Sol, como é hoje, dão cabo do esquema…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *