Códigos dos ovos

Um ovo criado em gaiola

Os ovos são um dos meus alimentos preferidos, e felizmente os níveis de colesterol não colocam entraves ao seu consumo. Ao longo dos últimos anos, fui dando conta que eles continham um código, mas na verdade nunca equacionei o seu significado.

No outro dia, ao comprar uns numa promoção do Continente, e ao verificar que não estavam partidos na embalagem, um dos códigos estava fixamente a olhar para mim! E foi então que reparei no “PT” do código, um bom sinal pensei eu, depois das polémicas dos últimos tempos.

Na verdade, os códigos colocados nos ovos identificam mais do que o país em que são produzidos, e o prazo de validade. Estão definidos nomeadamente no Decreto-Lei nº 72-F/2003. O primeiro dígito do código informa sobre o modo de criação do ovo, sendo quatro as possibilidades:

  1. Ovos de galinhas de criação biológica
  2. Ovos de galinhas criadas ao ar livre
  3. Ovos de galinhas criadas no solo
  4. Ovos de galinhas criadas em gaiolas

Uma boa descrição de cada um dos modos de produção está disponível neste link. Depois do código do País, segue-se o código da Direcção Regional de Agricultura onde a exploração está registada, sendo que os últimos três dígitos identificam a exploração propriamente dita.

A grande maioria dos ovos comercializados são do tipo 3, sendo difícil encontrar dos restantes, até porque são normalmente bastante mais caros. Se pretender um tipo específico de ovo, não se esqueça de observar o seu código!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Vou começar a ter em atenção aos códigos, é uma maneira de ajudarmos os Portugueses.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *