Começar a contar dinheiro

Anteriormente, observamos como podemos interiorizar o conceito de poupança, retardando a gratificação. Neste artigo vamos abordar como podemos introduzir o conceito de dinheiro às crianças.

Mesmo antes de uma criança compreender o que é dinheiro, ela pode começar a mexer com ele… Não com as notas, mas com as moedas. Uma das primeiras tarefas pode estar associado à contagem de dinheiro. A aprendizagem do conceito de contagem pode ser feito com dedos, mas também com moedas. Essa introdução não deverá é ser feita quando ela tiver a tentação para engulir as moedas… Mas depois disso, as crianças actuais tendem a ter um fascínio pelo som das moedas à semelhança dos viciados em slot-machines…

Assim sendo, para uma criança de quatro anos, nada como lhe dar um molho de moedas idênticas e pedir-lhe para contar quantas são. No final, se acertar, umas dessas moedas poderá ficar para ela. À medida que for avançando, pode introduzir moedas de valor diferente, e pedir-lhe para as separar. Poderá pedir para empilhar as moedas do mesmo tipo, e outro tipos de capacidades, que não financeiras, surgirão.

Esta brincadeira tem ainda a grande vantagem de ser barata. Desde que não utilize moedas de valor elevado, os “brinquedos” terão um custo muito baixo. Assim que esta brincadeira estiver dominada, estarão lançadas as bases para as próximas etapas de aprendizagem.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *