Como desligar Internet nos telemóveis

Há umas semanas, uns amigos expuseram-me um problema. O operador de telemóvel debitava-lhes consumo Internet, mas eles não utilizavam Internet no seu telemóvel! Todos os meses, a conta Internet era de cerca de 15 euros! O telefone era um Android, como o meu, mas rapidamente verifiquei que era uma versão anterior, e que a forma de barrar o acesso à Internet era diferente do meu. No meu, tenho mesmo um botão on/off no ecrã principal, que liga/desliga explicitamente o acesso de dados. Os Androids gostam de andar sempre ligados à Internet, tal como os restantes smartphones, sendo que os operadores também gostam que os seus clientes andem ligados, e a pagar…

Nos telemóveis que não têm essa opção definida, a forma mais rápida de assegurar que o seu equipamento não consome tráfego Internet, é apagar os APNs. Os APNs definem como o telemóvel comunica com a rede de dados do operador. Para apagar os APNs em Androids, aceda ao seguinte menu (consoante seja versão em português/inglês):

Definições → Sem fios e Redes → Redes Móveis → Nomes dos Pontos de Acesso
Settings → Wireless and networks → Mobile networks → Access Point Names

e apague as configurações existentes. Haverá um que é específico de MMS, pelo que se utiliza este serviço, não o retire.

Se tiver um iPhone ou iPad, encontrará neste link a forma de aceder à configuração dos APNs. Noutros telemóveis, procure pelo APN e apague.

Note que este apagar da configuração dos APNs é díficil muitas vezes de reverter. Se porventura precisar de voltar a configurar o APN, então esta página dá-lhe os detalhes para os vários operadores portugueses.

Entretanto, já passou mais de um mês e os meus amigos já receberam uma factura sem os 15 euros de Internet…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *