Nike Free Run Training Nike Free UK Runner Nike Roshe Runs Roshe Run Sports Nike Free Foots

Como tratar as orquídeas

As minhas orquídeas

Há anos que tenho cá em casa orquídeas. Durante muito tempo, as orquídeas morriam passado algum tempo: matei uma por excesso de zelo, outra à sede e finalmente uma terceira porque achei que a desgraçada precisava de um vaso com terra em vez das cascas de eucalipto :( Por acaso não cheguei a matar nenhuma por exposição solar em demasia, mas só mesmo por acaso! É que a minha sala tem uma exposição solar bastante privilegiada, o que faz com que esta tenha uma climatização tipo estufa.

Bom, o certo é que ao longo do tempo fui apreendendo com os erros. A rever: rega em excesso e/ou falta dela e terra nem pensar! A exposição solar tem que ser q.b.. As orquídeas não gostam de água como a maior parte de nós imagina; esqueça inclusivamente o prato debaixo do vaso. Também não gostam de banhos de imersão. O melhor são os duches rápidos! E é isso que eu faço às minhas: dou-lhes um banho rápido à torneira de modo a humedecer bem as cascas, quando vejo que estas já estão muito secas. Isto acontece entre uma a duas semanas consoante a altura do ano. Depois ficam a escorrer o excesso de água no lava-loiça na cozinha durante a noite e vão na manhã seguinte de volta para a sala. Saiba que uma orquídea morre mais depressa por excesso de água, do que por falta dela… A orquídea também gosta de muita luminosidade, mas não de sol directo. No meu caso, uma cortina transparente cria o ambiente perfeito na sala, e corta a exposição solar directa. Se não apanhar sol durante algum tempo todos os dias, não dá flor.

Mas ainda assim, as minhas orquídeas, ainda que de boa saúde, recusavam-se a florir cá em casa! Por mais esforços que fizesse, nada! Até que me disseram que o truque perfeito para as orquídeas era dar-lhes cascas de ovo! O ideal é desfazê-las na trituradora e levá-las ao micro-ondas durante um minuto. Depois é só espalhar o pó por cima das cascas.

E assim nasceram as primeiras flores de orquídeas cá em casa. Com uns tons violetas, perfeitamente a combinar com as cortinas, como podem ver pela foto acima! As outras duas que tenho também já têm os rebentos prontos a florir!

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Olá Vanda!

    Sou uma paixonada por orquídeas desde tenra idade! O meu sonho sempre foi ter uma vasta coleção, mas a vida não tem sido generosa: ou ando de um lado para o outro, ou quando compro fora de Portugal não mas deixam trazer :P
    Mas finalmente tenho condições para iniciar o meu “sonho”. Já sabia algumas coisas sobre os cuidados a ter com elas, adquiri inclusivamente um livro só sobre estas plantas maravilhosas. Mas gostei bastante deste teu post! Estava para comprar fertilizante para florir, como me haviam aconselhado, mas a dica das cascas de ovos parece-me perfeita! :)
    Por isso, muito obrigada por teres partilhado estes conhecimentos!

    Bejinhos e bom ano! :*

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>