Consumo da máquina de lavar loiça

Ao contrário da nossa máquina de lavar roupa, a nossa máquina de lavar loiça não é programável… Por isso, a estratégia cá em casa é pô-la a lavar, imediatamente antes de ir para a cama. O objectivo, mais uma vez, é tirar partido da tarifa bi-horária, mas muitas vezes deitamo-nos um bom bocado antes dessa tarifa se iniciar. E pior, algumas vezes, esquecemo-nos, pelo que temos que a pôr a lavar no dia seguinte…

Daquilo que sabíamos da máquina é que ela lava em cerca de duas horas e meia. Mas antes de termos o monitor de energia cá em casa, desconhecíamos completamente o que ela gastava. Na imagem, pode-se perceber que ela tem dois picos de consumo, no início da lavagem, e cerca de hora e meia depois. Na parte final, tem ainda mais algum consumo.

Esta visão permitiu-nos confirmar que não tem interesse a mudança da máquina por uma programável. O segundo pico encaixa quase sempre já na tarifa bi-horária, bem como a última meia hora. Assim, conseguimos minimizar o custo das lavagens. Adicionalmente, agora sabemos que se tivermos que a pôr a lavar noutras ocasiões, temos que minimizar os consumos de outros equipamentos, para não ultrapassar a potência contratada

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

{ 3 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Água gasta na lavagem da loiça » Poupar Melhor
  1. Potencial para a redução da conta da electricidade » Poupar Melhor
  1. Detalhe nos contadores de electricidade » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *