Consumo da PS3

PS3

Não sou um gamer, e não gosto aliás muito de jogar jogos electrónicos. Mas a PS3 cá de casa serve para mais coisas, incluindo ver filmes e ouvir música. Ao tropeçar neste artigo da Ars Technica, que aborda o enorme consumo das consolas de jogo, lembrei-me que ainda não tinha analisado o comportamento da PS3.

O artigo da Ars Technica é baseado num estudo dum grupo de investigadores de Carnegie Mellon, do qual faz parte a investigadora portuguesa Inês Azevedo. Segundo o artigo, publicado no Energy Efficiency, estima-se que os 100 milhões de consumidores americanos com consolas de jogo tenham gasto 16 TWh de energia em 2010, o que equivale a cerca de 1% do consumo de electricidade das famílias americanas. Segundo o artigo, a primeira Playstation consumia apenas uns poucos watts, com a Playstation 2 a consumir inicialmente cerca de 79 W, enquanto o aparecimento da Playstation 3 trouxe um consumo inicial de 180 W. O estudo sugere ainda que se configure o “Desligar Automático do Sistema”, que no meu caso já estava activado, mas que na prática nunca é activado no nosso caso, dado que somos nós a desligá-lo.

Da análise inicial que fiz à PS3 cá de casa, os valores não parecem bater exactamente com os valores do estudo. A consola consome entre os 145 W e 170 W, quando se navega pelos menus, se coloca música ou vídeos. Mas imagino que com jogos complexos, com processamento mais complexo, o consumo possa aumentar. A que se soma naturalmente o consumo da televisão!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *