Consumo de energia ao longo do tempo

Uma forma rápida de verificar o consumo de energia eléctrica ao longo do tempo, de vários anos, é recolher os valores constantes das facturas da EDP. O primeiro passo, e mais difícil, é juntar as facturas da electricidade. Não é preciso juntá-las todas, mas quantas mais, melhor.

O segundo passo é enfiar os valores numa folha de cálculo. De seguida, faz-se um gráfico XY e calcula-se uma regressão linear, conforme evidenciamos neste artigo.

No exemplo seguinte, cujos dados são da nossa leitora Liliana A., que gentilmente os cedeu para análise, podemos ver a evolução do consumo durante os últimos oito anos, expressa em KWh. A função de regressão linear diz-nos que o consumo por dia foi de sensivelmente 24.67 KWh. Quanto maior é a inclinação vertical, maior é o consumo, pelo que recentemente o consumo aumentou. Já em 2010, o consumo abrandou ligeiramente…

Consumo electricidade de Liliana A., nos últimos oito anos

Um gráfico semelhante pode ser produzido para o consumo bi-horário. No gráfico abaixo, o consumo em horário de Vazio é ligeiramente inferior ao de Fora de Vazio. A relativa proximidade de valores indicia que a opção pelo bi-horário é correcta. A evolução do consumo é relativamente semelhante entre os dois horários, sendo tal evidente quando se observam os pontos abaixo e acima da linha de regressão linear. Neste caso, o consumo foi de cerca de 11 KWh por dia em horário de Vazio, e 13.66 KWh por dia no período de Fora de Vazio.

Consumo de electricidade em bi-horário

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>