De quanto sono precisamos?

A quantidade de sono de que precisamos é determinada geneticamente e portanto varia de pessoa para pessoa. Todavia, é igualmente dependente de processos biológicos que determinam a duração, timing e profundidade do sono.

Genericamente, a quantidade de sono adequada para um adulto ronda as 7 a 8 horas diárias. Tal representa cerca de um terço das nossas vidas. Embora haja desvios, estatisticamente é igualmente a quantidade ideal de sono para garantir uma longevidade maior! Num estudo de 2002, de Kripke et al., de forma consistente observou-se que menos ou mais horas de sono contribuem para um maior risco de mortalidade.

Como se pode observar no gráfico abaixo, retirado do estudo de Kripke et al., é com sete horas de sono que se maximiza a longevidade. Os participantes do estudo que reportaram mais de 8 horas de sono, ou menos de 6 horas, experimentaram um acréscimo significativo de risco de mortalidade! Note-se neste domínio as diferenças entre homens (à esquerda) e mulheres (à direita). Todavia, os autores não associaram a insónia a um excesso de risco de mortalidade…

Sono

Sono, Insónia e Longevidade?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *