Desfragmentar HFS+ no OSX

A Apple é muito clara quanto ao tema:

You don’t need to defragment or optimize your disk when you use Mac OS X. When writing files, Mac OS X optimizes your disk space and avoids fragmenting large files into smaller segments.

If your hard disk seems to be slower than it used to be, you may need to repair your disk.

Repair a disk

Na prática a fragmentação dos ficheiros é o resultado natural de apagar e escrever ficheiros ao longo do tempo de vida do disco. Todos os discos rígidos precisam num dado momento de serem reorganizados para que a informação seja guardada de forma sequencial e com isso o ficheiro seja lido mais rápido.

Se num disco guardamos os ficheiros A, B, C e D eles podem ser arrumados de forma diferente, consoante o espaço disponível no momento em que os guardamos, e o próprio espaço pode estar separado e não ser sequencial. No exemplo abaixo os __ representam o espaço vazio:

  • ______________________: Quando o disco está vazio;
  • AAAA__________________: Quando lá arrumamos o ficheiro A;
  • AAAA__BB______________: Quando lá guardamos o ficheiro B;
  • AAAAAABB__AAA_________: Quando aumentamos o ficheiro A;
  • AAAAAABB__AAA_CCC__DD_: Quando lhes juntamos o ficheiro C e D;
  • AAAAAABBCCAAA_CCC__DD_: Quando o ficheiro C muda de tamanho.

A reorganização tem melhores resultados se o disco que está a ser desfragmentado não estiver ao mesmo tempo a ser utilizado, isto porque o sistema operativo usa o disco para lhe colocar no disco aquilo que naquele momento não quer ter na memória volátil. Por essa razão, em muitas das aplicações que fazem essas operações pedem-nos que desliguemos todas as outras aplicações.

As operações de otimização de espaço e ficheiros em disco irão mover as partes vazias e os bocados de um ficheiro de tal forma que fiquem contíguos para que o acesso seja mais rápido por obrigar a menor distancia entre os pontos de leitura.

No Apple OSX a maior parte dos utilizadores vai dizer-vos que nunca o fez e é provável que até seja verdade. Eu pessoalmente nunca tive de o fazer. Se pesquisarem na App Store também não vão encontrar nada para desfragmentar discos.

Se realmente sentirem necessidade de corrigir a lentidão do vosso computador e estiverem convencidos que esta vem do disco OSX, arranquem da drive de recuperação e usem o Disk Utility para o verificar.

Rumores não confirmados indicam que todos os computadores com OSX vão ter problemas quando a ocupação atinge os 80%, pelo que quando começarem a ter uma ocupação que se aproxima desse valor, talvez seja altura de limpar o vosso disco, movendo para uma drive externa os ficheiros que deixaram de usar com tanta frequência.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *