Dia Mundial da Poupança

Um porquinho mealheiro

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Poupança. Este dia é celebrado há muitos anos, tendo sido instituído em 1924, durante o primeiro “International Thrift Congress“, que se realizou em Milão. A ideia partiu do “International Savings Banks Institute” então criado, e que mais tarde deu origem ao WSBI (World Savings Banks Institute). A ideia foi a de alertar para a necessidade de reduzir os gastos, com isso contribuindo para amealhar algumas economias. De ponto de vista deles, o destino seria naturalmente uma conta de poupança num banco…

A história do Dia Mundial da Poupança é resumida nesta página. Aí percebemos que os Alemães nem sempre gostaram deste conceito de poupança, especialmente depois da reforma monetária de 1923. Pelo contrário, nuestros hermanos já o haviam celebrado em 1921. Em 1928, o Hino à Poupança foi criado por Gino Valori e Giuseppe Pietri. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Dia Mundial da Poupança teve o seu auge entre os anos 1955 e 1970.

A importância do tema da Poupança parece estar de regresso, nestes tempos mais difíceis. Devemos pensar que a poupança não se observa numa vertente estritamente bancária, mas que há muitos mais domínios da nossa vida em que devemos aplicar os conceitos de poupança. São todas estas vertentes que continuaremos a explorar no Poupar Melhor.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. todos os brasileiros deveriam aprender a fazer poupança desde pequeno

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. SIC Contas poupança: euros ganhos a poupar » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *