Diferenças de temperatura dentro dos frigoríficos

O frigorífico é, na maioria das nossas casas, o maior consumidor de electricidade em nossas casas. Já aqui abordamos várias técnicas para poupar no seu funcionamento. Agora iremos abordar outra vertente pouco conhecida, que é a da diferença de temperaturas no seu interior.

Neste artigo abordaremos as diferenças de temperatura entre a parte inferior e superior do frigorífico. Como saberão, o ar quente tende a subir e o ar frio a descer. Não é pois de admirar que num frigorífico a temperatura mais elevada se verifique na sua parte superior. Como podem ver na imagem acima, a vermelho, a temperatura na parte superior do meu frigorífico é consistentemente dois graus superior à da parte inferior, a azul.

Como poderemos tomar partido destas diferenças? Certamente, os alimentos mais perecíveis devem ser armazenados na parte inferior. E aqueles cuja preservação não é tão crítica, como por exemplo as bebidas que se pretendem frescas, podem ficar na parte superior. Devemos igualmente colocar os alimentos quentes que pretendemos arrefecer na parte superior (eventualmente depois trocando-os de lugar), porque se os colocarmos na parte inferior o calor deles subirá, “contaminando” com calor todo o resto do espaço.

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. NODE: medição na palma da mão compatível com o smartphone » Poupar Melhor
  1. Temperaturas no frigorífico » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *