Distância ao televisor

A distância a que nos devemos colocar de um televisor deverá ser uma função da sua dimensão. Com o tamanho de ecrãs cada vez maior, a questão que se coloca é se não estaremos demasiado perto de um televisor grande?

O site RTINGS elaborou um gráfico que nos permite ver qual a distância adequada para determinadas dimensões de televisão, bem como de diferentes resoluções, e que reproduzimos abaixo.

Distância adequada a um televisor

Distância óptima a um televisor

Da imagem retiramos imediatamente a conclusão de que quanto maior é a resolução, mais próximos nos podemos colocar do televisor.

O site do RTINGS dá-nos outras formas de ler o gráfico. Imaginemos que temos uma televisão de 50 polegadas. Começando no eixo dos XX, na posição de 50″, vemos que até 0.9 metros, estamos abaixo da linha azul, o que significa que conseguimos distinguir os pixeis de uma resolução Ultra HD. Se subirmos no gráfico, até aos 2 metros já não conseguimos ver os pixeis de Ultra HD, pelo que essa resolução começa a ser excessiva. Todavia, ainda estamos demasiado próximos para a resolução Full HD (1080p). Acima dos 2 metros, a resolução de Full HD começa a ser excessiva, até que aos 3 metros já é suficiente ter um televisor de 720p. De uma forma sucinta, se estivermos abaixo de uma linha/cor, somos capazes de ver os pixeis de um televisor nessa resolução, mas não quando estamos acima.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *