Dormir com pés quentes

Botija Água Quente

Botija Água Quente

Agora que o frio está a chegar, todos temos a percepção de que é difícil dormir com os pés frios. Também me acontece, e eu juraria que só consigo adormecer quando eles aquecem!

Esta percepção tem uma base científica, conforme um célebre artigo da revista Nature de 1999, intitulado “Warm feet promote the rapid onset of sleep“. Os autores determinaram que o simples facto de nos colocarmos na horizontal, permitindo uma distribuição mais fácil do calor pela periferia do corpo, contribui para um adormecimento mais rápido. Tudo isso está relacionado com a termoregulação do organismo, e na ligação forte que tem com os ciclos de sono.

Os autores especulam mesmo que o aumento da temperatura nas extremidades, seja pela utilização de meias, ou mesmo das tradicionais botijas de água quente, como a da figura, contribuem para um adormecimento mais rápido. Tal é especialmente verdade para as pessoas com má circulação, as quais tradicionalmente sofrem mais do problema com pés frios. Por isso, se tem tradicionalmente este problema, já sabe que vale a pena aqueles minutos de preparação, antes de ir para a cama!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *