Drafting

Drafting é um termo em inglês utilizado para designar uma técnica aerodinâmica em que dois objectos em movimento tiram partido do facto de se manterem alinhados, reduzindo assim a força de arrasto. A maior parte de nós conhecerá esta técnica sobretudo das corridas de automóveis, notavelmente da Fórmula 1, onde os bólides praticamente se colam, para de diversas formas se tentar tirar partido da situação. Esta técnica é todavia conhecida em outras situações, como as corridas de ciclismo, ou mesmo na natureza, como é o exemplo parecido do voo dos gansos.

Quanto é que isto nos pode permitir poupar de combustível? Em primeiro lugar é necessário dizer que esta prática é extremamente perigosa, e penso que mesmo ilegal! Perseguir um outro veículo com o objectivo de poupar combustível pode resultar em inúmeros problemas. Mesmo havendo aqueles que defendem que os camiões têm uma inércia muito grande, continua a não justificar o risco.

Ainda assim, e a título de elucidação de quanto é que se poupa com o drafting, o programa MythBusters fez uma das suas experiências controladas. E chegaram a percentagens de poupanças brutais, incluindo uma poupança de 39% quando a distância do automóvel de testes era de apenas 3 metros do camião da frente! Como eles repetem constantemente, não tentem isto lá em casa na estrada:

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Drafting de bicicleta na auto-estrada » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *