Electrodomésticos no comércio tradicional

Quando se fala de comeŕcio tradicional, várias ideias vem-me rapidamente à cabeça. O leitor provavelmente também terá umas ideias preconcebidas… Quando há umas semanas fui incumbido de comprar uns electrodomésticos, nem hesitei! Dirigi-me a uma grande superfície comercial, e fui fazer a minha pesquisa in-loco. Depois passei por outra, e mais outra. Os preços não eram assim muito distintos uns dos outros… No fim, fiquei à espera de um desconto habitual neste final de ano numa dessas grandes lojas: 20% em cupão, que sabemos não serem bem 20%

Por uma descarga de consciência fiz uma pequena pesquisa na Internet. Meti o modelo no Google, e saiu-me logo um link para o KuantoKusta. Fiquei chocado quando vi um preço cerca de 30% inferior ao das grandes lojas! Nem queria acreditar…

O passo seguinte foi enviar uma série de emails para as lojas da região de Lisboa. Não esperava grandes respostas, mas mais uma vez, os meus preconceitos estavam errados! Passados uns minutos, começava a receber respostas… E não eram respostas à toa, eram propostas concretas, que confirmavam os preços que observara.

Troquei uns emails com duas lojas que se mostraram bastante receptivas à comunicação electrónica. Novamente, não conseguia acompanhar! Estavam a propor-me entregar o equipamento mediante pagamento no local, após instalação… Senti-me na obrigação de contactá-los telefonicamente, mas eu parecia mais preocupado que eles!

Na data da entrega, apareceram antes da hora. Fizeram toda a instalação, explicando-me vários pormenores. No final, apenas tive que digitar o código PIN  do Multibanco…

Neste ponto, o leitor pensará que eu estou a tentar vender uma ideia ou uma qualquer loja. Não é o caso, nem vou fazer publicidade. Vou é dar um exemplo simples, totalmente aleatório, como dos vários que já tentei. Agora mesmo, numa loja online de uma grande cadeia, abro a secção de máquinas de lavar roupa:

Compra

Compra

Pego no primeiro exemplo, e pequiso “FMD923XR” no Google. O próprio Google dá logo a indicação dos preços:

Compra

Compra

Finalmente, no site do KuantoKusta vemos 20 ofertas, cada uma delas bem inferior à da grande cadeia:

Compra

Compra

É preciso ter atenção aos portes e às condições de cada loja, bem como da sua área de actuação. Neste caso simples, a poupança é muito próxima de 20%, mas vi exemplos até 30%, e alguns naturalmente menores. Por isso, da próxima vez que forem comprar equipamentos deste calibre, lembrem-se que podem poupar porventura algumas centenas de euros, fazendo a escolha mais económica…

Tags: , ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Por essa razão as grandes cadeias estão sempre a fazer promoções malucas. Tantos anos a publicitarem os baixos preços, conseguiram deixar essa mensagem na cabeça de toda a gente.
    Infelizmente os pequenos retalhistas ainda não conseguiram mudar isso…

  2. Muito bom, obrigada pela dica =)

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *