Em que dia da semana devo abastecer?

O RACC (Reial Automobil Club de Catalunya) elaborou uma análise interessante sobre os preços dos combustíveis em Espanha. O estudo completo está disponível neste link.

O estudo revela alguns aspectos interessantes, e tal como cá, começa por evidenciar a importância dos impostos na formação do preço final. Aliás, é interessante observar que as províncias onde os combustíveis são mais caros são algumas das que fazem fronteira com Portugal. E pior, a nossa GALP, que tem 6.7% das gasolineiras em Espanha, tem as duas gasolineiras com gasóleo mais caro em toda a Espanha!

Mas a conclusão mais surpreendente do estudo foi descobrir que o melhor dia para abastecer combustível em Espanha, estatisticamente é à segunda-feira. Como se pode observar no gráfico abaixo, os preços sobem imparavelmente ao longo da semana! E o estudo vai mais longe, ao revelar um padrão de subida de preços à medida que se aproximam os dias com maior circulação automóvel em Espanha.

É por isso interessante observar alguns dos conselhos que o RACC dá aos automobilistas espanhóis, os quais também provavelmente nos serão úteis, e alguns dos quais já mesmo avançamos aqui no Poupar Melhor:

Custo de combustíveis em Espanha por dia da semana

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. eu abasteço quase sempre às sextas (ou ao fim-de-semana), para poupar tempo durante a semana, mas pelo que li aqui é possivel que esteja a fazer mal…poupo tempo mas poderei estar a pagar mais…será que este estudo se aplica ao nosso País?

  2. Não podemos dizer que o estudo se aplique a Portugal, mas não me custaria muito acreditar. Mas para fazer um estudo destes, com credibilidade, seria preciso ter acesso a muitos dados, como foi o caso do RACC, conforme detalhes que publicam na página 4 do estudo.
    E depois seria necessário estudar os resultados, pois uma evolução ascendente ou descendente dos preços faz toda a diferença! Em Portugal, muitas das mexidas nos preços acontecem à segunda-feira, pelo que num cenário ascendente seria de esperar uma tendência ascendente, mas numa de descida de preços, provavelmente teríamos uma descida ao longo da semana, até porque retardar a descida um ou dois dias poderá representar um lucro interessante… Mas isto são apenas palpites!
    Eu, pessoalmente, tento tirar sempre partido do terceiro Domingo do mês na GALP. Para mim, as low-costs não estão próximas.
    Mas vou andar mais atento a estas mexidas semanais…

  3. A.Sousa, obrigada pela resposta! também eu vou ficar mais atenta á variação de preços (geralmente abasteço na Galp pois tenho desconto em talão das compras do Continente).

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *