Evitar as travagens

A maioria das campanhas de poupança de combustível insistem no sentido de evitar as acelerações. Todavia, há uma forma mais eficiente de poupar, que é não travar! É nas travagens que se desperdiça a energia, e daí os automóveis híbridos tentarem capturar esta energia desperdiçada. Por isso, nestes automóveis, esta técnica não é tão eficiente!

Quando se fala em não travar, abordamos obviamente o objectivo de evitar as travagens. Se mais à nossa frente o semáforo está vermelho, então deve largar-se o pedal do acelerador, como se mostra no vídeo abaixo. Com um bocado de planeamento, chegaremos ao semáforo mesmo a tempo de continuar a acelerar. Se vamos numa fila, um maior espaço para o carro da frente fornecer-nos-á um espaço para melhor evitarmos as travagens. São muitos os exemplos possíveis, que com a experiência se aperfeiçoam. Como ir do Porto a Lisboa, pela A1, sem travar!

Quanto se poupa? Tanto quanto anunciam os automóveis híbridos, ou um pouco mais, porque não temos o ónus de carregar com as baterias! Pode perder-se um bocado de tempo, porque a velocidade média tende a baixar. Mas nem sempre, como é o caso do semáforo acima referido. Ou do caso das filas, que muitas vezes tendem a melhorar com a redução da velocidade média. E ainda tem o bónus de poupar nos travões!

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *