Fogos Florestais no site da Protecção Civil

A combinação de tempo quente, com um ano de seca, tem dado origem a uma quantidade significativa de fogos florestais. Felizmente, o dia hoje promete estar bem mais fresco, o que significa um aliviar da pressão sobre os bombeiros. E assim parece que vai continuar nos pŕoximos dias…

Neste aspecto, o site da Protecção Civil é um excelente exemplo de como divulgar informação na Internet. Na sua página da Situação Operacional, é possível consultar o que se está a passar, bem como o histórico do passado. É também possível encontrar um conjunto de estatísticas, que confirmam a loucura que é a história dos fogos florestais em Portugal…

A consulta destes dados devia dar igualmente muito que pensar aos políticos! Os fogos destroem um pouco de todos nós, aumentam muito significativamente as emissões de dióxido de carbono, e causam de vez em quando pequenas grandes catástrofes!  Se há um site excelente e um enfoque enorme no combate aos fogos, porque não existe um enfoque semelhante na sua prevenção?

Há muitas ideias por aí, e não sei se todas farão sentido. Há as cabras. As centrais de biomassa que penso nunca chegaram a arrancar. Ou então, a tradição do fogo controlado no Inverno, que parece que quase desapareceu. Tudo soluções que me parecem mais económicas e simples…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *