Forno dentro de um carro

As temperaturas que são atingidas dentro de um carro podem ser muito significativas, quando deixado ao Sol, como todos já certamente experimentamos. Como havíamos observado neste artigo, há estudos académicos que revelam temperaturas de 60ºC dentro dos carros.

Num dos dias da última semana, resolvi testar qual seria a temperatura atingida dentro do meu carro. Neste artigo abordarei a componente do habitáculo, sendo que o termómetro foi colocado por baixo de uma tampa, dentro de uma caixa, onde o sol não incidisse directamente.

Temperatura no habitáculo de um carro com sol e calor

Temperatura no habitáculo de um carro com sol e calor

A temperatura máxima atingiu os 62.83ºC, validando os pressupostos anteriores. Durante esse dia, as temperaturas exteriores terão tido uma máxima de 32ºC, pelo que das mais baixas da semana passada.

A temperatura baixou rapidamente com a entrada em funcionamento do ar condicionado. A descida foi menos pronunciada pelo facto do termómetro estar colocado dentro de uma caixa. Mesmo depois do carro parado, num estacionamento exterior, a temperatura continuou a baixar, mas naturalmente de forma mais lenta.

Em função das temperaturas atingidas, naturalmente deve-se pensar antes de deixar qualquer coisa dentro de um carro nestas circunstâncias. Todos já ouvimos falar das histórias mais trágicas envolvendo o esquecimento de crianças, mas até determinados objectos sofrem significativamente com estas temperaturas, como havíamos referido para as baterias e pilhas. Por isso, procurar um lugar à sombra, ou colocar um para-sol, pode contribuir significativamente para que a temperatura do interior do seu automóvel não atinja valores tão elevados!

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Não esquecer também o desgaste acentuado dos materiais do habitáculo e tablier.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Calor dentro do carro » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *