Frio pelo buraco da fechadura

Nestes dias frios, o frio entra por todos os lados, e no nosso caso também pelo buraco da fechadura. Há uma semanas, quando fechava a porta, reparei na corrente de ar fria que entrava para casa. Depois, coloquei dois termómetros, um mesmo no enfiamento do buraco da fechadura, e outro a cerca de dois metros de distância, no meio do hall de entrada. O resultado da evolução das temperaturas ao longo de três dias foi a seguinte:

No gráifco, a linha a azul representa o termómetro junto ao buraco da fechadura, e a vermelho o da temperatura interior do hall. O espaço no gráfico colorido a verde representa o diferencial de temperatura entre os dois termómetros. No espaço a verde do meio, o buraco da fechadura esteve tapado, e verifica-se quão próximas foram as temperaturas dentro do hall. Nos restantes dois dias, com o buraco da fechadura aberto, o diferencial das temperaturas foi bastante superior!

O gráfico demonstra como o fecho do buraco melhora o comportamento térmico durante a noite. E como compensa fechar todas as entradas de ar, para evitar a entrada de ar frio. Mas também evidencia que durante o dia beneficia de temperaturas mais elevadas. E ainda nos mostra pormenores desconcertantes, como os picos observados durante a madrugada e manhã. Situação tão interessante, quanto misteriosa! Que continuamos a investigar…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *