Gráfico de taxas de juro

No artigo sobre a opção entre depósitos a prazo e abatimentos a empréstimos, dei-me conta que tinha uns pequenos gráficos que evidenciam a mensalidade a pagar, em função de vários parâmetros habituais num empréstimo.

Um desses gráficos, reproduzido abaixo, permite-nos observar como evolui o custo da mensalidade de determinados empréstimos. O valor da mensalidade está expresso no eixo dos yy. As linhas a verde são relativas a um empréstimo de 100 000 euros, a amarelo é relativo a um empréstimo de 200 000 euros, enquanto a vermelho se simulam os valores para um empréstimo de 300 000 euros.

Para cada cor, simulamos os valores para empréstimos a 25 anos (quadrado), 30 anos (losango) e 40 anos (triângulo). Finalmente, fizemos variar no eixo dos xx a taxa de juro. Neste caso, a taxa de juro é o valor total, que em termos simplificados podemos assumir como o indexante (eg. Euribor a 6 meses) mais o spread. Assim, com um valor da Euribor de 1% (já está abaixo) e um spread de 2%, o valor correspondente no gráfico será o de uma taxa de juro de 3%. Para um empréstimo de 100 000 euros, a 30 anos, a mensalidade será assim de cerca de 420 euros.

Estes gráficos são particularmente importantes quando contraímos um empréstimo. Em função da evolução histórica das taxas de juros, temos assim uma forma fácil de saber o que podemos esperar da evolução da mensalidade…

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Quanto rende um depósito a prazo? » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>