Grelhas dos frigoríficos

Os frigoríficos tem grelhas associadas ao condensador, que lhes permite efectuar as trocas de calor necessárias para o seu bom funcionamento. À acumulação de pó está tradicionalmente associada uma menor eficiência de funcionamento do frigorífico, com maior consumo de energia.

As grelhas estão tipicamente em um de dois sítios: ou na traseira do frigorífico, ou então no seu fundo. Os frigoríficos que têm as grelhas no fundo têm normalmente maiores acumulações de pó, por estarem mais baixas, e por estarem na horizontal Nestes casos, existe tipicamente uma grelha frontal que tem que ser retirada para aceder às grelhas. Nos frigoríficos que têm grelhas na traseira, é tipicamente necessário afastá-los da parede para conseguir aceder às grelhas.

Antes de iniciar a limpeza, deve sempre desligar o frigorífico da tomada. A forma mais simples é aspirar o pó, tendo sempre muita atenção, pois esta é tipicamente uma estrutura um pouco frágil. Uma fuga na tubagem significará o escape do gás refrigerante e uma reparação dispendiosa!

Quanto beneficiará desta limpeza? Curiosamente, as opiniões dividem-se! Segundo este artigo, elas poderão mesmo não existir. Ainda assim, quanto menos pó, certamente melhor…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *