Greve do metro

Terça-feira será assim no Metro

Terça-feira será assim no Metro

Na próxima terça-feira, dia 21, volta a haver greve do Metro de Lisboa. Independentemente das razões, o importante é saber nesses dias o que fazer para nos evitar transtornos. É porque nos afecta a todos, mesmo àqueles como eu que raramente o utilizam. Felizmente, as previsões da meteorologia são de bom tempo, o que não aconteceu na última greve, em que se misturou greve e chuva

Uma alternativa é procurar utilizar a Carris. Neste artigo, por altura duma das greves passadas, referenciamos um mapa em que os diagramas do Metropolitano de Lisboa e da Carris estão sobrepostos. Para determinados locais da cidade, é a opção mais indicada, dado o incremento de tráfego esperado.

Outra alternativa é começar a pensar que há alternativas ao carro e aos transportes públicos. A opção de andar de mota é cada vez mais comum na cidade de Lisboa. Outras alternativas, como o carsharing, podem não ser para o dia-a-dia, mas para estes dias especiais. Combine eventualmente com alguém partilhar o transporte e os respectivos custos nesse dia. Não se esqueça que andar um pouco a pé também não é um problema, que vale por algum tempo no ginásio, e felizmente vai até ser agradável na próxima terça-feira.

Para quem tem mesmo que ir para a cidade, mas não tem que chegar a uma hora fixa, considere não ir nas horas de ponta. Conforme podemos observar na animação deste artigo, as entradas em Lisboa costumam congestionar em momentos distintos, consoante a entrada. E a consulta do Google Maps pode dar indicações preciosas de como fugir ao grosso do trânsito. No meu caso, utilizo sempre um acesso distinto nestes dias, pois apesar de fazer um grande desvio, ganho muito tempo.

Uma outra hipótese é considerar fazer parte do trabalho que tem a fazer na cidade, fora dela. Pode ser necessário ter um chefe compreensivo, mas se tomar a iniciativa e apresentar um bom plano de trabalhos, poderão sair ambos beneficiados!

Em qualquer caso, o melhor é sempre estar preparado. Planeie a próxima terça-feira, e verificará uma grande satisfação por conseguir evitar problemas maiores. Não se esqueça que há sempre greves, e que o site Hoje Há Greve? tem sempre um calendário das greves previstas.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. E a bicicleta?

  2. Rui,
    Sim, esqueci-me da bicicleta. Mais uma agradável alternativa para amanhã, dado que a meteorologia vai ser simpática!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *