Hora certa no Android

Acertando relógio

Preparado para começar a utilizar os sensores do meu telemóvel, decidi verificar se tinha a hora certa, para que os registos fossem o mais correctos possíveis. O conceito de hora certa é muito importante quando se efectuam registos, embora o conceito da hora certa seja particularmente complexo, como podem constatar neste magnífico documento. Para quem quiser saber a hora certa em qualquer momento, há vários sites na Internet, sendo possível obter a hora legal em Portugal neste URL.

Quando fui verificar se o meu Android tinha a hora certa, estava 30 segundos adiantado. Depois de acertar as hora e os minutos, e carregar no botão de acertar ao segundo certo, pensava que estava pronto para começar. Mas 30 segundos depois, constatei que o Android já havia saltado um minuto! Nem queria acreditar, sobretudo depois de novo acerto, e passados umas dezenas de minutos, quando constatei que é uma falha inconcebível dos Android!!!

Ainda tentei verificar se o meu operador, a TMN, já forneceria a hora ao telemóvel, pois este tem uma opção que o suporta. Também não resultou! Felizmente, no link do parágrafo anterior, há cerca de um mês, um utilizador colocou uma dica interessantíssima: se se atrasar o relógio dos Android mais de UM ANO, desligar-se o telemóvel e voltar a ligar, o Android acerta a hora certinha, e isto se estiver ligado à Internet.

Experimentei, e funcionou tal como anunciado. Finalmente tinha o telemóvel com o tempo certo ao segundo! Já estava preparado para começar a fazer registos como deve ser. Entretanto, actualizei finalmente o firmware do telemóvel, que há cerca de dois meses atrás apenas suportava o Android 2.3. Agora, com o Android 4.0.4, estes problemas desapareceram, e até já sincroniza automaticamente com o operador…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *