Incidentes na rede eléctrica

Rede Nacional de Transporte de Electricidade

Rede Nacional de Transporte de Electricidade

Quando falha a electricidade, todos nos damos conta! Se estamos a trabalhar num computador fixo, sem UPS, é bem provável que fiquemos particularmente chateados. E então se há equipamento que avaria em função dessa falha, ainda pior…

Ultimamente, tenho vindo a reparar em situações de instabilidade da rede eléctrica que passam habitualmente despercebidas. Isto porque há equipamento, essencialmente electrónico, que se “passa” nessas circunstâncias.

O que eu verifico em Lisboa é ainda mais habitual fora da capital. No local onde moro, a energia eléctrica tem falhado nos últimos anos, várias horas acumuladas por ano. No fim do ano passado, no norte do País, fiquei duas eternas horas às escuras. Na semana passada, por duas vezes os meus equipamentos deram conta de situações anómalas.

No passado dia 23, terça-feira, uma UPS ficou baralhada, e entendeu não continuar com a sua função. Na exacta mesma altura, no nosso condomínio, o motor do portão congelou. Em ambos os casos, só desligando e voltando a ligar despertou os dois equipamentos. Passados dois dias, na madrugada do feriado de 25 de Abril, dois computadores entenderam fazer reboot sozinhos, ambos à mesma hora! E no dia seguinte, um outro, noutro local, recusou-se a ligar, só o fazendo depois de desligar a ficha eléctrica e voltar a ligar-se!

Depois de investigar um pouco a situação, e fazer uns quantos telefonemas, encontrei a causa! No site da REN, numa página chamada “Relato Diário“, anotam-se as ocorrências estranhas observadas no Sistema Eléctrico Nacional. As duas que me dizem respeito foram os seguintes dois “Incidentes”:

  • 23-04-2013: Às 12.28 disparo com religação da LPM.RJ.
  • 25-04-2013: Às 06.28 disparo com religação da LPM.RJ.

Não faço ideia do que seja a “LPM.RJ”. Mas o que sei é que as horas em que os meus equipamentos foram afectados são exactamente as referenciadas na página da REN. Pessoalmente, os meus equipamentos não foram (tanto quanto sei hoje) afectado por estes incidentes, mas se um dia vos acontecer algo deste género, já sabem onde pesquisar…

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. E tendo como base de prova o “Relato Diário” é possivel imputar as causas de avaria de algum aparelho à REN?

  2. Rui,
    Em tempos tentei formular uma queixa relativamente a um disco duro que aterrou na sequência da falta de energia. Rapidamente percebi que a burocracia não ia dar em nada…
    Todavia, no caso de querer procurar a compensação de danos, então estes registos parecem-me fundamentais na instrução dum desses pedidos. Todavia, que eu saiba, o pedido terá que ser feito através do seu comercializador de energia eléctrica, e nunca a REN.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *