Inflação

No artigo sobre os conceitos de crédito, um dos que falta claramente é o conceito de inflação. Já aqui falamos de deflação, mas nunca da inflação.

Pessoalmente, detesto inflação. O conceito foi-me introduzido cedo na década de 80, por um tio meu que tinha um supermercado no Brasil. Segundo ele, tinha que aumentar os preços de todos os artigos da loja, quase que uma vez por semana! Não tardou muito a termos uma experiência de inflação também elevada, no meio dessa década em Portugal…

O que eu gosto é de preços constantes. Assim, o planeamento é muito mais simples. Na verdade, o conceito de inflação pode não estar unicamente relacionado com uma subida de preços, mas é normalmente por aí que a topamos. O importante é saber que a inflação normalmente representa uma perda do poder de compra…

Quando é que a inflação se torna um problema? Ou dito de outra forma, quando é que a inflação se torna elevada? O objectivo do BCE é a de manter a inflação ligeiramente abaixo dos 2%,  e no site deles tem uma página interessante a detalhar mais alguns aspectos sobre a inflação. A este problema voltaremos proximamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *