Internet das Flores

Há umas semanas, ofereceram-me um Parrot Flower Power. É um gadget giro, que se “planta” junto a uma planta, num vaso, ou numa qualquer parte de um jardim. Depois, é só conectá-lo a um dispositivo Bluetooth… A partir daí, a minha roseira ganhou um companheiro!

Agora, de vez em quando, aproximo o meu telemóvel da roseira, e num instante fico a saber como é que ela está. O Flower Power dá-me várias indicações, desde a temperatura que tem estado, o nível de luminosidade, e o nível de humidade no solo, entre outras coisas.

No gráfico a seguir podemos ver o nível de humidade no solo, das últimas duas semanas. É a variável mais interessante para mim, até porque era aquela que eu teria mais dificuldade em medir. Notem que na primeira metade o nível de humidade foi descendo, até que decidi começar a regar. O gráfico termina no Sábado passado, depois da grande chuvada, mas mesmo assim não se ultrapassou significativamnte os 40%:

Nível de humidade nas últimas 2 semanas

Nível de humidade nas últimas 2 semanas

Também dá a temperatura, neste caso da sexta-feira passada:

temp

Temperaturas a 6 de Maio

Finalmente, abaixo podemos observar um gráfico de luminosidade, correspondente à sexta-feira passada:

lumi

Luminosidade a 6 de Maio

Nunca espreito o preço daquilo que me oferecem, mas neste caso tive curiosidade. Apesar de não ser muito económico, não é terrivelmente caro. Por aquilo que faz, é bastante interessante. E é mais um exempo do que o IOT (Internet of Things), ou neste caso o IOF (Internet of Flowers), está mesmo ao virar da esquina…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Maria Irene Trovão Ferro

    Bom p mim ;)

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *