Isolar parede por detrás do radiador

No outro artigo referimo-nos à discussão sobre onde colocar os radiadores. Todavia, no caso dos radiadores fixos, eles são muitas vezes colocados debaixo das janelas, fixados portanto na parede exterior. Tal significa que eles gastam uma parte substancial da energia a aquecer a parede exterior, e a dissipar o calor para fora das nossas habitações…

A estratégia para minimizar essas percas é a de isolar a parede por detrás do radiador, facto que quase sempre os construtores não fazem. É uma tarefa um pouco mais complexa do que parece, mas que não tem um custo significativo. Com as vantagens óbvias de poupar energia, mas sobretudo acrescentar um maior conforto à temperatura da sua habitação.

Comece por comprar um rolo de folha reflectora (poliestireno expandido, com um filme de alumínio, por exemplo), adequado à dimensão dos seus radiadores. Depois decida como o vai fixar à parede. No nosso caso, dado que não queria uma solução definitiva, optei por uma solução que não deixasse marcas na parede, funcionando por pressão. É igualmente uma solução unicamente para o Inverno, pois pode ser retirada. Mas também porque tinha dúvidas quanto ao tipo de cola eventualmente a utilizar. O que interessa é que é uma solução simples, eficaz, e que não dá nas vistas (nem sequer é visível), como a imagem seguinte evidencia:

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *