Janelas abertas ou ar condicionado?

Agora que a Primavera está instalada, começamos a sentir dentro de nossos carros mais calor, e o desejo de maior refrigeração. O ar condicionado sabe bem, mas ao preço a que está o combustível, todos sabemos que sai caro. Podemos também abrir as janelas, especialmente antes da chegada de muito calor, mas também nos dizem que as janelas abertas causam mais consumo, derivado dos aspectos aerodinâmicos. Qual será a melhor opção?

A resposta depende essencialmente da velocidade, como vimos no link atrás. Quando em condução urbana, a baixa velocidade, o impacto total da aerodinâmica é de 3%, mas em estrada, o impacto da aerodinâmica chega aos 11%. A baixa velocidade, o consumo do ar condicionado supera largamente as perdas aerodinâmicas por levar as janelas abertas, pelo que não há dúvidas que as janelas abertas são a melhor opção.

A velocidades mais elevadas há estudos para vários gostos. Neste estudo elaborado em 2005, pela SAE e GM, no gráfico abaixo podemos ver o consumo (atenção, que é em medidas americanas: valores mais baixos significam maior eficiência) com ar condicionado (a azul), versus janelas abertas (a verde) e janelas fechadas (a vermelho, o mais eficiente). Note-se que a diferença entre o ar condicionado e as janelas abertas não é muito significativo.

Ar condicionado vs. Janelas abertas

Segundo outros especialistas, é mais eficiente ligar o ar condicionado a velocidades elevadas, pois o consumo derivado das perdas aerodinâmicas é superior ao consumo do ar condicionado. E isso é possivelmente cada vez mais verdade, dado que os carros são cada vez mais aerodinâmicos, e presumo que os ares condicionados cada vez mais eficientes.

Resumindo, para mim, andar a velocidades de estrada com as janelas abertas causa algum desconforto. Assim sendo, vou manter a opção pelo ar condicionado, mas procurar outras formas de o tornar mais eficiente, nessas circunstâncias.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *