Jogo do Galo

Ontem foi um dia histórico, com a vitória do AlphaGo do Google sobre um humano, Lee Se-dol, uma das celebridades mundiais do jogo Go. O jogo Go, que vou aprender, é provavelmente o jogo de tabuleiro mais complexo que se joga de forma habitual neste Planeta. Mas há jogos mais simples, e um deles é o jogo do galo. Todos temos a noção de que não é possível ganhar/perder no jogo do galo. Talvez tal tenha ficado retratado de forma sublime no final do filme “Jogos de Guerra”, que também envolveu aprendizagem por parte de um computador…

Ainda assim, fiquei maravilhado com as possíveis soluções para o Jogo que estão disponíveis no xkcd. Como podem ver na primeira imagem abaixo, para quem começa com o “X”, o melhor é jogar numa esquina. Como se pode ver na segunda imagem, para quem joga com os “O”, a resposta correcta é no meio.

Não é fácil “ler” a imagem, mas a ideia é jogarmos na posição dada pelo maior “X” vermelho, esperar a resposta do adversário, e fazer zoom no local onde jogou. A partir daí é retomar o processo.

Como jogar no jogo do Galo

Como jogar no jogo do Galo

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *