Lavar roupa em água fria?

detergentes quimica

Detergente a funcionar…

A temperatura a que se lava a roupa tem algumas consequências. Em primeiro, devemos verificar qual a temperatura adequada para a lavagem de determinados tecidos. A própria utilização do detergente pode determinar a temperatura a que lavamos. Obviamente, quanto mais quente é a temperatura a que lavamos, maior é o consumo de electricidade para a aquecer.

Neste último aspecto, cerca de três quartos da energia consumida pelas máquinas de lavar roupa no planeta derivam do aquecimento da água.

Já existem detergentes especificamente destinados a lavagem a frio. Dizem que nos permitem poupar muito, mas quanto custam? Os especialistas dizem-nos que poupamos por um lado, mas pagamos mais por outro… E depois, há quem olhe com atenção para os dois tipos de detergentes, e verifique que afinal parecem ser a mesma coisa… Apesar disso, a tecnologia por detrás dos detergentes não é pequena!

Pessoalmente, cá em casa, continuamos a aquecer um pouco a água. A verdade é que preferimos a roupa mais limpa e fresca, à custa de uns cêntimos gastos a aquecer a água…

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *