Light, Diet ou Zero?

Umas voltinhas por um qualquer supermercado são suficientes para tropeçarmos em produtos light, diet ou zero, e que passam a mensagem de que são melhores para a saúde. Para testarem esta evidência, vejam só quantos produtos são referenciados no site do Continente, com os termos Light, Zero e Diet.

No outro dia, quando tropecei numa campanha mais evidente, dei-me conta de que não sabia exactamente distinguir produtos com esta terminologia. Por isso, pesquisei na net essas diferenças, e deixo-as aqui resumidas. Não é fácil encontrar informação clara sobre esse assunto, devendo todavia destacar-se esta página com informação mais específica do Brasil.

Um produto é light quando incorpora uma redução de 25% ou mais, das calorias ou algum outro nutriente calórico, em relação ao produto original. Tal pode representar uma redução de açucares, gordura, sal, entre outros. Não significa necessariamente a redução de calorias, pois pode registar, por exemplo, um valor mais reduzido de colesterol, mas manter o mesmo nível calórico….

Os produtos diet não incorporam determinados nutrientes, sendo produtos tipicamente associados a consumidores que apresentem determinado distúrbio de metabolismo, e que por isso devem restringir a ingestão desses nutrientes. Um exemplo muito habitual é o associado a produtos para diabéticos, os quais não contêm açucares. Outros exemplos incluem alimentos sem glúten, ou sem sal. Tais ausências não pressupõe portanto uma redução calórica. Um exemplo será o de um chocolate diet, que não terá açucares, mas que manterá um elevado nível calórico, devido à presença de gorduras.

Os produtos que utilizam o termo Zero não são em geral muito diferentes dos diet. Também registam uma ausência de determinado nutriente, quando comparado com o produto de referência. De uma forma geral, os produtos zero têm menos calorias que os produtos de referência.

Depois de interiorizar estes conceitos, confesso que não estaria à vontade para escolher algum, caso quisesse por exemplo reduzir peso. É preciso olhar atentamente para os rótulos, para conseguir obter mais informação. Em qualquer caso, a infografia abaixo, retirada deste artigo da Globo ajuda mais um bocadinho…

Light, Diet ou Zero?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *