Limitar valor dos débitos directos

A possibilidade de nos poderem debitar directamente as facturas nas nossas contas bancárias é algo que nos livra do trabalho de gestão dos pagamentos, seja em termos pessoais, ou mesmo em termos profissionais. Muitas vezes têm associada uma outra promoção, incluindo descontos, e que devemos aproveitar se aquele serviço é realmente o mais adequado para nós.

Mas todos já ouvimos falar de casos em que aparecem facturas de valor muito elevado, seja por erro do prestador, ou outra causa qualquer. Por isso, no meu caso, limito no banco o montante que o prestador pode tirar por cada transação. Assim, se eles se “passarem”, teoricamente não conseguem passar o dinheiro para o lado deles. É que é mais fácil reclamar com o dinheiro do nosso lado, do que do lado deles…

A operação é muito simples, para os utilizadores com acesso a homebanking. Na imagem abaixo podem ver as definições que podem ser efectuadas, neste caso no serviço Caixa Directa, da CGD. Está disponível no menu lateral, na opção “Transferências e Pagamentos”, “Débitos Directos”, “Consultar e Alterar”. Na imagem abaixo podem ver a definição de um dos meus débitos directos. É só definir o montante máximo, e confirmar. Noutros bancos, o procedimento não deverá ser muito distinto.

Tenha todavia alguma atenção com o valor que define. A mim nunca me aconteceu o valor ser ultrapassado, pelo que não sei o que acontecerá exactamente nesse caso…

Exemplo de limitação do débito directo na CGD

Exemplo de limitação do débito directo na CGD

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Se o valor da factura ultrapassar o valor do limite que colocamos o banco não faz o pagamento. Depois teremos de fazer o pagamento da forma convencional para essa factura. Mas isso dá-nos tempo para reclamar e repor valores correctos se for necessário.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>