Limpeza de queimadores e injectores do fogão

O meu fogão a gás cá de casa estava a “perder o gás“… Quer isto dizer que os cozinhados demoravam cada vez mais tempo a preparar! Resolvi meter mãos à obra, sabendo que com isto do gás não se brinca!

A limpeza dos queimadores é uma tarefa que fazemos habitualmente. Uma inspecção rápida, como podem ver na imagem abaixo, revelou que não era essa a fonte do problema.

Queimador

Tampa difusora desmontada

A limpeza da tampa difusora e coroa difusora é relativamente simples, sendo necessário retirá-las da superfície do fogão, limpá-las, e voltar a colocá-las correctamente! Segundo o manual do meu fogão, para serem limpos, deve-se esperar que arrefeçam. Depois, devem ser mergulhados em água morna com detergente e esfregados com um esfregão.

Nas tampas difusores esmaltadas não se devem utilizar produtos abrasivos prejudiciais (vinagre, café, leite, água salada, etc.), desde que permaneçam muito tempo em contacto com o esmalte. As partes de aço inoxidável, depois de lavadas com água morna e detergente, se ficarem amarelados, pode-se aplicar limão ou vinagre, ou algum produto de limpeza com amoníaco.

Como o gás teimava em sair, investiguei se poderia limpar o injector. Descobri que desmontar o injector é algo que deve ser efectuado por um técnico especializado. Todavia, é possível verificar se o orifício do injector não estará obstruído. Tal acontece quando líquidos e outros materiais se infiltram no porta-injector. Por isso, é importante ter isso em atenção quando cozinhamos, e também quando limpamos o fogão! O injector é um pequeno orifício visível no centro da imagem abaixo, e que é apenas visível quando se retiram a coroa e tampas difusoras:

Porta-injector com injector no centro

Porta-injector com injector no centro

Notem que depois de anos de utilização, o aspecto não é agradável. Um dia investigarei como limpar adequadamente a coisa. Até lá, e segundo indicação diversa recolhida na Internet, utilizei um clip, e delicadamente desobstruí os resíduos que entupiam o orifício. Depois de voltar a colocar as peças todas, como estavam originalmente, a chama voltou a acender-se como há muito não víamos!

Deve notar-se que esta é uma operação delicada! Tenha cuidado com não forçar a tecla! Nas bocas mais pequenas, um clip pode ser demasiado grande para o orifício, sendo que utilizei nesse caso um alfinete desdobrado. Tenha cuidado com utilização de agulhas, pois pode deixá-las cair dentro do orifício. Ou então de objectos similares que possam partir, e ficar dentro do orifício! Não deverá nunca utilizar um objecto que possa danificar o injector ou alterar o diâmetro do orifício da saída de gás.

Em qualquer caso, leia sempre o manual do seu fogão! E em caso de dúvida, socorra-se da ajuda de alguém, com conhecimentos especializados na área!

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Boa noite,
    diga-me o preço deste aro e se serve nas placas (carbero).precisava desse anel dourado.
    Diga-me se também tem o bico completo direito para um fogão de dois bicos e qual o preço.
    Obrigado

  2. josé,
    Aqui não vendemos nada. Terá que procurar nalgum representante da marca do seu fogão.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *