Lumens em vez de Watts

Watts vs. Lumens

Provavelmente, nos últimos tempos, os leitores ter-se-ão sentido, tal como eu, um pouco perdidos ao comprar lâmpadas. Durante muito tempo interiorizamos se as lâmpadas incandescentes mais adequadas para determinadas situações eram de 25, 40, 60 ou mesmo 100 Watts.

Na compra das novas lâmpadas, sejam as fluorescentes compactas, de led, ou outras, o que interessa agora é o o conceito de lumens. Na página do Wikipedia, a explicação do conceito de lumens é complexo. Ainda mais complexos são conceitos como o da eficácia de luminosidade, que nos dão conta do rácio entre a quantidade de luminosidade produzida e a quantidade de energia consumida.

Mas a complexidade destes conceitos não ajuda. Para facilitar a comparação com o sistema anterior, nesta página da Comissão Europeia encontramos a equivalância entre as lâmpadas incandescentes a que estavamos habituadas, e a medida da luminosidade, em lumens:

  • 25W ~ 220-230 lumens
  • 40W ~ 410-430 lumens
  • 60W ~ 700-750 lumens
  • 75W ~ 920-970 lumens
  • 100 W ~ 1300-1400 lumens

Embora o rácio não seja preciso, quando não tenho esta tabela presente, divido os lumens por 10, e tenho uma indicação parecida com o consumo das antigas lâmpadas incandescentes!

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Caro amigo desculpe mas creio que não se pode utilizar uma tabela igual a essa como regra pois temos diversos tipos de lampadas, uma lampada incandescente de 100 w comparada com uma lampada fluorescente de 100 w tbm, tem uma grande diferença em relação ao numero de lumens… Estou procurando uma reposta coerente pois estou em duvida em relação as lanternas taticas que etão vendendo por ai… algumas marcam numero de lumens outras em watt… estou encontrando varias lanternas com marcação em watt mas absurdamente ex: 2000 watt….rs creio que esta muito errado, estão confundindo com lumens….vou pesquisar melhor. abraços!

  2. rodolfo,
    Obrigado pelo comentário. No texto e na tabela, a referência era às antigas lâmpadas incandescentes. O artigo foi ligeiramente aalterado, tendo o termo “incandescente” sido introduzido no artigo, para clarificar melhor a comparação.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Custo de lâmpadas LED » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *