Mapas topográficos

Fui um grande utilizador de mapas topográficos no passado, sobretudo nas minhas andanças pelo Geocaching. Tenho há muito tempo uma admiração enorme pelos mapas 1:25000, mas infelizmente ficaram para trás neste mundo cada vez mais electrónico.

Online, há várias formas de ter acesso a mapas topográficos. À cabeça, o Google Maps oferece a opção “Terrain” nos seus mapas, que permite ter uma ideia do relevo, embora não seja muito perceptível, conforme podem ver o exemplo abaixo, relativo à serra de Sintra:

Serra de SIntra no Google Maps "Terrain"

Serra de Sintra no Google Maps “Terrain”

Outra opção é o ArcGIS. Neste caso, a visualização reforça as curvas de nível, o que é mais interessante para quem está habituado a olhar para mapas topográficos:

Serra de Sintra em arcgis.com

Serra de Sintra em arcgis.com

Baseado no OpenStreetMap, o site opentopomap.org também permite visualizar informação topográfica. A visão da mesma Serra de Sintra é esta:

Serra de Sintra em opentopomap.org

Serra de Sintra em opentopomap.org

Neste momento, o meu preferido é o topographic-map.com. Pega nos dados do Google é dá aos mapas uma coloração, em função da altitude. À medida que se faz zoom, vai alterando as cores dinamicamente, em função do relevo local. Como podem ver pela imagem abaixo, é o que mais rapidamente transmite informação “relevante”:

Serra de SIntra em topographic-map.com

Serra de SIntra em topographic-map.com

O leitor conhece mais algum site online onde seja possível consultar informação topográfica?

Tags: ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *